Certificação de Acessibilidade

Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos são as duas primeiras empresas do brasil, certificadas em acessibilidade

O maior evento de normalização da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a “Exponorma Congresso & Exposição 2010”, foi realizado de 19 a 21 de outubro, no Centro de Exposição Imigrante, em São Paulo.

O evento contou com a participação do Ministério do Turismo, em cujo estande foram apresentadas as atividades de Turismo acessível com base nas normas da ABNT, como as utilizadas no Parque dos Sonhos e Campo dos Sonhos, em Socorro.

Os visitantes puderam conhecer equipamentos de acessibilidade, como uma sela de cavalo adaptada às pessoas com deficiência, a cadeirinha adaptada a pessoas paraplégicas e tetraplégicas usada na tirolesa e um suporte usado na tirolesa voadora, que se tornou a principal atração do Parque dos Sonhos pela sua utilização por pessoas com ou sem deficiências. A intenção é fazer com que essas experiências sejam multiplicadas em outras localidades turísticas.

O tema do evento, no ano de 2010, foi a acessibilidade e Socorro foi representada pelo empresário José Fernandes Franco, que recebeu solenemente os documentos de certificação que tornaram seus empreendimentos, o Parque dos Sonhos e o Campo dos Sonhos, os primeiros do Brasil a receberem os certificados de acessibilidade, de acordo com a norma técnica ABNT NBR 9050, entregues por Antonio Carlos Barros de Oliveira, gerente geral de Certificação da ABNT.

Certificado – ABNT NBR 9050 – Acessibilidade
A mesa principal na abertura do Congresso foi formada pela secretária nacional de Promoção dos Direitos de Pessoas com Deficiência, Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, que fez a palestra inaugural que destacou as ações que têm garantido a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e de como as normas técnicas auxiliam nesse processo. Compuseram a mesa, também, o Dr. Pedro Buzato, presidente da ABNT, a secretária estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o diretor do Sebrae Nacional Marcelo Oliveira Gaspar de Carvalho, o diretor de qualidade do INMETRO Alfredo Carlos Pavão Lobo e o representante da Fiesp, Edson Ferman.

Após a palestra, José Fernandes teve a oportunidade de fazer um convite oficial à secretária Izabel Maior, para visitar Socorro e ver de perto as obras de acessibilidade realizadas pelo poder público e iniciativa privada. Ela aceitou o convite e virá à nossa cidade, em data que será agendada com a prefeita Marisa de Souza Pinto Fontana.

Também entre as principais atrações de Socorro, o Parque dos Sonhos, da mesma empresa, foi considerado um dos mais atrativos da cidade, obtendo 3 estrelas (muito interessante) com os seguintes comentários do Guia: “Faz brilhar os olhos de quem curte atividades radicais. A principal atração, a tirolesa do Pânico, tem 1 km de extensão e cruza a fronteira entre São Paulo e Minas Gerais em menos de 1 minuto. Quer mais adrenalina, tente o rapel (de 30m ou 50m) ou o acqua-ride, por exemplo. O parque também contempla atividades mais tranqüilas, como o arvorismo de 12 estágios e 3 tirolesas e as caminhadas pela área verde. Para as crianças, o sucesso é garantido na bola maluca e no arvorismo Kids”.

Certificado - ABNT NBR 9050 - Acessibilidade

História

Foi a primeira empresa no país Certificada em Acessibilidade em Edificações Hoteleiras (ABNT NBR 9050).

Desde novembro de 2006, o Campo dos Sonhos  se transformou em um hotel adaptado, e que foi um dos primeiros locais do Brasil adaptado a turistas com deficiência (paraplégicos, tetraplégicos, cegos, surdos, síndromes, etc) ou mobilidade reduzida (idosos, gestantes, obesos, anões, etc). Foi onde aconteceu também o projeto “Aventureiros Especiais”, do Ministério do Turismo em parceria com a ONG “Aventura Especial”, para que todos os empreendimentos turísticos do Brasil sejam adaptados a esse tipo de público. O local também foi utilizado para os treinamentos e adequação dos equipamentos e procedimentos para o projeto voltado para aqueles que gostam de aventura, ecoturismo e turismo rural.

O hotel possui chalés e apartamentos totalmente adaptados (adaptação universal), proporcionando condições de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos do hotel para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Possui sinalização vertical e horizontal com rotas acessíveis, cardápio em braile, central de reservas para surdos e espaço para o cão guia. Além de toda a infra estrutura, o hotel tem diversas atividades adaptadas como tirolesa, arvorismo, bóia-cross, rapel, cavalgada, charrete, cadeira para trilha (para que os cadeirantes possam fazer trilhas mais fechadas, onde não é possível entrar com cadeira de rodas convencional), bicicletas, triciclos e quadriciclos adaptados (mais de 20 modelos diferentes).

Com a realização das adaptações, hoje as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm a oportunidade de vivenciar a sensação de liberdade e superação que estas atividades propiciam. Cada pessoa tem uma necessidade e limitação muito específica e, por isso, é preciso prever adaptações que sejam pensadas a partir dessas particularidades. Até um playground adaptado existe para crianças com deficiência, além do que, todos os colaboradores (funcionários) receberam treinamentos específicos para trabalhar com esse tipo de público. Agora uma família que possua um deficiente poderá realizar todas as atividades com eles, num processo de inclusão total de todas as pessoas e idades. Também são disponibilizados carrinhos e cadeiras de rodas comuns e elétricas para facilitar a visita dos deficientes aos locais com maior dificuldade de acesso, devida a região montanhosa onde o hotel foi construído.

CERTIFICAÇÃO junto a ABNT até 2017

Ainda tem dúvidas sobre o hotel, disponibilidade, nossas atividades ou sobre a idade do Alfredo, nossa lhama? Preencha nosso formulário de orçamento informando datas, números de pessoas, email e telefone que nossa equipe de reservas entra em contato com você!

Translate »
Fechar